Como Cuidar Do Seu Aspirador De Pó

Aspirador de Água e Pó Electrolux Hidrolux AWD01 1250W

 Todo mundo sabe que o aspirador de pó é uma peça essencial para qualquer dona(o) de casa. Ele não só ajuda a manter sua casa limpa, mas também ajuda a prolongar a vida útil de seu tapete e piso, por exemplo. Entretanto, os aspiradores de pó não são indestrutíveis. 

Com o tempo, eles começarão a mostrar sinais de desgaste. Antes que isso aconteça, é importante tomar medidas para garantir que seu aspirador de pó continue funcionando como novo. Nós do guiadoaspiradordepo separamos dicas incríveis de como cuidar do seu aspirador de pó.

9 Dicas Para Cuidar Do Seu Aspirador De Pó

Um aspirador de pó é um investimento. Quando você compra um, você espera que ele dure por anos. Afinal, eles não são baratos! Confira abaixo as 9 melhor dicas de como cuidar do seu aspirador de pó.

1. Verifique Os Filtros Regularmente

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter seu aspirador funcionando como novo é verificar os filtros regularmente e substituí-los conforme necessário. A maioria dos aspiradores de pó tem dois tipos de filtros: um filtro pré-motor e um filtro pós-motor.

O filtro pré-motor ajuda a reter a sujeira e o pó antes de chegar ao motor, enquanto o filtro pós-motor retém qualquer sujeira e pó remanescentes depois que o motor já o sugou.

Ambos os filtros têm um papel importante para manter seu aspirador funcionando eficientemente.

2. Esvazie o Caixote Do Lixo Com Frequência

Outra dica importante é esvaziar o compartimento do pó com frequência. A maioria dos aspiradores de pó tem uma luz indicadora que o avisará quando o compartimento do pó estiver cheio e precisar ser esvaziado. 

Se não fizer isso, não só fará com que seu aspirador perca a potência de sucção, mas também pode danificar o motor ao longo do tempo

3. Limpar Regularmente o Rolo Da Escova

O rolo de escova é o que ajuda a agitar o tapete e a soltar a sujeira e o pó para que o aspirador possa sugá-lo facilmente. Com o tempo, as cerdas do rolo de escova ficarão emaranhado com a sujeira e os detritos, o que diminuirá sua eficácia. 

Para manter seu rolo de escova como novo, certifique-se de limpá-lo regularmente – pelo menos uma vez a cada dois meses. Dependendo da frequência com que você utiliza seu aspirador, você pode precisar limpá-lo com mais frequência do que isso

É recomendado que os melhores modelos aspiradores de pó verticais devem ser limpados com certa frequência para durarem mais tempo!

4. Cuidado Com Os Fios

Se você tem um aspirador com fio, então você precisa cuidar dos cabos se quiser que seu aspirador dure o tempo suficiente para garantir o investimento em um fio substituto. 

Uma maneira de fazer isso é investir em um cordão ou cabide para que você possa embrulhar o cordão após cada uso, em vez de apenas empurrá-lo para dentro de um armário ou sob uma cama onde ele pode ficar emaranhado ou danificado com o tempo”

5. Sempre Faça Manutenção

Se você tiver um aspirador ensacado, uma maneira de mantê-lo funcionando como novo é fazendo manutenções regulares (geralmente uma vez por ano). 

Durante uma manutenção, um técnico inspecionará o aspirador em busca de quaisquer peças desgastadas ou danificadas e fará quaisquer reparos ou substituições necessárias.

“As manutenções são geralmente bastante acessíveis – especialmente quando comparadas a comprar um aspirador novinho em folha – por isso, com certeza vale a pena considerar se você quiser prolongar a vida útil do seu aspirador atual”

6. Inspecione As Mangueiras e Correias Regularmente.

As mangueiras e correias são responsáveis por mover o ar através do vácuo e dirigir as escovas. Com o tempo, estas peças podem ficar desgastadas ou danificadas.

Inspecioná-las regularmente ajudará a identificar quaisquer áreas problemáticas para que elas possam ser reparadas ou substituídas antes que causem problemas maiores.

7. Armazene o Aspirador Em Um Local Fresco e Seco

Quando não estiver usando o aspirador de pó, certifique-se de armazená-lo em um local fresco e seco, fora da luz direta do sol. 

Além disso, exposição a temperaturas extremas e à luz solar pode danificar os componentes plásticos de seu aspirador com o passar do tempo.

Veja aqui também outras diversas vantagens ao usar aspirador de pó.

8. Use Os Acessórios Adequados

Os aspiradores de pó vêm com uma grande variedade de acessórios para diferentes fins, tais como limpeza de estofados ou para entrar em espaços apertados. No entanto, muitas pessoas danificam seus aspiradores ao utilizar o acessório errado para o trabalho em questão. 

Por exemplo, a utilização de uma escova de cerdas duras em estofados delicados pode arruinar o tecido. Antes de usar um acessório, consulte o manual do proprietário para certificar-se de que está usando-o corretamente.

9. Aspire Com Inteligência

As vezes quando tentamos limpar algum lugar específico, empurrar e puxar o aspirador com muita força pode acabar o prejudicando. Acredite ou não, aspirar com mais força não significa necessariamente que você esteja conseguindo um aspirador de pó para seu piso.

Na verdade, tudo o que você está fazendo é tornar as coisas mais difíceis para você e para seu aspirador de pó! Empurrar com muita força pode danificar tanto as rodas quanto o rolo da escova, portanto, tenha calma na próxima vez que você for tirar aquela teia de aranha em baixo da cama!

Dica Extra: Mantenha Sua Casa Limpa!

Mantendo sempre sua casa limpa você evita ter de usar o aspirador de pó com muita frequência, poupando assim seu aparelho. Manter sua casa limpa sempre é muito importante especialmente para pessoas que sofrem com alergias e são bastante sensíveis a poeiras e pelos. 

Confira as melhores dicas de limpeza para sua casa, de maneira a deixá-la sempre limpa e poupando seu aspirador de pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *